18 de março de 2010

Unhas bonitas e saudáveis



O que fazer para manter unhas bonitas e saudáveis:

Lixe as unhas: Nas mãos, o formato ovalado é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas, com a parte mais fina da lixa, para retirar as impurezas e as células mortas e deixá-la uniformizada. Mantenha as unhas dos pés em formato quadrado, para evitar que encravem.

Esmalte sem exageros: Aplique no máximo duas mãos do produto; esmalte muito grosso sai fácil. Na 1° demão a cor ficará sempre meio translúcida e na 2° já será possível visualizar a cor cheia. Após pintar, passe a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha para retirar o excesso de esmalte. Utilize um esmalte incolor (extra-brilho é bem legal) para dar acabamento. Além de promover um brilho especial, ele estará protegendo a cor e a durabilidade do esmalte.

Cuidado com instrumentos: Mantenha todos os instrumentos (espátula, alicates, limas) limpos e desinfetados. Se você vai à manicure, verifique se ela desinfeta o material após cada cliente. Quer uma dica melhor? Leve seu próprio alicate e espátula com você!!

Ar para as unhas: as unhas também precisam respirar. Portanto, não use esmaltes ou bases constantemente. Ao menos uma semana no mês, não utilize nada sobre as unhas. Elas vão crescer mais fortes e bonitas!

Hidrate, hidrate, hidrate: Assim como a pele, nossa unha também precisa estar bem hidratada para se manter saudável. Massageie as unhas com movimentos circulares utilizando um hidratante comum ou próprio para as mãos. Óleo de amêndoas é excelente para hidratar, amaciar e proteger as cutículas e a pele em volta das unhas.

Limpeza: Limpe a parte de baixo das unhas com uma escovinha de cerdas macias.

Cutícula: Apesar de ser parte da cultura brasileira remover as cutículas, o ideal é retirar só o excesso, pois ela forma uma barreira protetora contra fungos e bactérias, por isso, é um erro retirá-la totalmente. Aplique um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula.


Beijinhus.. Sil*


Nenhum comentário: