5 de junho de 2010

Saúde: Olhos vermelhos nem sempre são sinal de conjuntivite‏


Olhos vermelhos não são apenas sintomas de conjuntivite, eles também podem estar associados a uma doença ainda pouco conhecida chamada Uveíte.


Trata-se de uma inflamação na úvea, parte do olho formada pela íris, corpo ciliar e coróide, que está ligada à retina.


A uveíte pode ter sintomas variados, conforme o local em que se manifesta. São relatados fotofobia*, dor e alterações de visão.


Queixas comuns nos consultórios oftalmológicos incluem ainda manchas escuras ou turvação visual.


Como a úvea é constituída por tecido muito semelhante ao das articulações, existe relação entre as doenças articulares – reumatológicas – e as doenças da úvea.


A causa mais freqüente de uveíte posterior é a toxoplasmose, no entanto, corpo estranho e certos tipos de leucemia podem manifestar-se com uveíte e devem ser considerados durante o diagnóstico.


As uveítes são mais freqüentes no adulto-jovem, entre 20 e 40 anos. Nessa faixa de idade, 60%, 70% dos pacientes com uveíte posterior unilateral, turvação da visão e olho aparentemente calmo apresentam exame positivo para toxoplasmose.


Na verdade, a partir dos quinze anos, aumenta muito a prevalência de uveíte posterior causada por toxoplasmose. Já a uveíte anterior unilateral aguda em paciente idoso, na maioria das vezes, ocorre por conta de processos herpéticos, provocados pelo herpesvírus simples.


“Todos os pacientes com alguma manifestação reumática devem fazer um exame de sangue chamado FAN fatorantinúcleo, pois 70% dos que têm FAN positivo desenvolverão mais tarde um quadro de uveíte. A vantagem do diagnóstico precoce tanto da uveíte anterior quanto da posterior é poder atuar preventivamente, uma vez que o grande foco da terapêutica é preservar a anatomia do bulbo ocular e proporcionar conforto ao paciente”, explica Edson Leal, oftalmologista.



O diagnóstico preciso das uveítes é fundamental para orientar o tratamento adequado para cada caso. Se a causa primária não for combatida, o tratamento ocular pode trazer alívio, mas não cura.



O mais importante é que o paciente procure tratamento médico assim que apresentar algum dos sintomas que caracterizam a doença.




(Fonte: Klabin, Programa Klabin Qualidade de Vida)

----------------------------------------------------------------



*Fotofobia é a sensação de sensibilidade ou aversão a qualquer tipo de luz. A sensação produzida é caracterizada pela incidência da luz nas células da retina, fato que provoca aflição. Existem diversas possibilidades desta alteração de sensibilidade, como em doenças, inflamações, alergias e em grande parte dos casos por astigmatismo.

Nenhum comentário: